Distúrbios da tireoide:

Hipotireoidismo Congênito e o Teste do pezinho

O Hipotireoidismo congênito é um distúrbio metabólico caracterizado pela produção insuficiente de hormônios tireoidianos (T 3 – triiodotironina e T4 – tiroxina).


É uma doença bastante frequente na população, com uma prevalência de 1:500 a 1:4000 nascimentos, e acomete duas vezes mais o sexo feminino.


A falta de hormônios tireoidianos no bebê recém-nascido deixa seu metabolismo lento e com isso temos um bebê mais sonolento, com dificuldade para sugar o seio materno, perda de peso, língua protusa, além de icterícia prolongada, hipotermia, dificuldade para evacuar, hipotonia e bradicardia e quando não tratado leva ao retardo mental.


Com o surgimento da Triagem neonatal, conhecida popularmente como teste do pezinho, é possível diagnosticar e tratar precocemente o hipotireoidismo congênito e com isso evitar as sequelas graves que a falta dos hormônios tireoidianos acarreta como o déficit intelectual





diagnóstico precoce

Cuidado humanizado

  • Fraqueza
  • Inchaço
  • Labilidade emocional
  • Cansaço
  • Sonolência

  • Alteração de sensibilidade térmica (sentir muito frio)


Para que os danos sejam evitados é fundamental que o tratamento seja instituído ainda nos primeiros 15 dias de vida do recém-nascido.


O período ideal para a realização do teste do pezinho é entre o 3º e o 5º dias de vida.


O tratamento deve ser realizado pelo endocrinologista pediátrico que irá fazer a reposição do hormônio tireoidiano com a medicação Levotiroxina.

Hipotireoidismo/ TSH amentado em crianças


Muitos pais ao se depararem com exames alterados de seus filhos já entram logo em pânico pensando na possibilidade de uma doença grave.


O aumento do TSH em exames de rotina é uma queixa bastante frequente no consultório de endocrinologia pediátrica e precisa ser avaliada com muita cautela, pois na maioria das vezes não há necessidade para tanta preocupação.


Por outro lado, algumas vezes pode indicar sim um quadro de hipotireoidismo se iniciando e por isso é importante a avaliação do paciente clinicamente e por vezes a complementação com outros exames laboratoriais.



  • Pele seca
  • Unhas quebradiças
  • Queda capilar
  • Dificuldade para evacuar
  • Atraso no crescimento e no início da puberdade
  • Alteração do Ciclo menstrual nas adolescentes (e adultas)



Os sinais e sintomas de hipotireoidismo são diversos, alguns exemplos são:


Como podemos perceber, são sintomas bastante sutis e que podem estar associados com diversas outras patologias ou até com stress, por exemplo.


Sendo assim é importante a avaliação individualizada do paciente sobre o caso.


Atendimento individualizado, acolhimento e escuta ativa para cuidar com atenção de cada fase do desenvolvimento infantil.

Cuide da saúde do seu filho!
Agende uma consulta com a especialista em crescimento e puberdade.

Informações

(21) 3325-0245

Endereço

shopping Downtown - Av. das Américas, 500 - bl 23, sl 202 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22640-100

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Endocrinologia Pediátrica

Especializada em saúde hormonal, crescimento e puberdade de crianças e adolescentes.

(21) 97156-8375